RELATÓRIO DO SEMINÁRIO DE PERCURSO CURRICULAR
PROJETO: REIVENTANDO DO ENSINO
MÉDIO
O presente relatório consta das
atividades desenvolvidas no Seminário de Percurso Curricular realizadas pela E.
E. Miguel José da Cunha de ensino fundamental e Médio. Aos 18 dias do mês de
fevereiro de dois mil e treze, realizou-se às 13 horas, no Centro Cultural Anísio Santos o I Seminário do
projeto piloto: Reinventando o Ensino de Médio com o objetivo de apresentar a
proposta aos alunos e aos seus responsáveis legais, assim o aluno poderá
escolher a área que está mais próxima de seus anseios e habilidades; visto que
a escolha pela área de empregabilidade é um direito exclusivo do aluno e de seu
responsável, cabendo à escola apenas orientá-los para uma escolha mais
pertinente e adequada à realidade da sua comunidade.
18 de fevereiro foi a
apresentação oficial para toda a comunidade escolar do Projeto Reiventando o
Ensino Médio. O Seminário iniciou com acolhimento de todos os presentes
ressaltando o valor da educação para a transformação de uma sociedade pela mestre
cerimonial -Rosana Márcia Coelho, em seguida ouviram a execução do Hino
nacional e a oração do Pai Nosso.
A Diretora Maria José da
Silveira Dias iniciou com a música “Um bom professor, um bom começo” apresentou
o histórico da implantação Projeto Reinventando, relatando que o projeto piloto
iniciou em 2012 em 11(onze) escolas estaduais de ensino médio em Belo
Horizonte. O projeto é uma implementação das políticas públicas do Governo de
Minas Gerias através da Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de
ressignificar a escola pública. Em 2013,
a SEE/MG promoveu a expansão do Projeto
Reinventando em mais 122(cento e vinte e
duas) escolas. Assim a Escola Miguel foi
contemplada para iniciar esse novo desafio da educação. Ela falou da
importância do projeto para o ensino médio e para os cidadãos mineiros, falou
também dos princípios e dos objetivos do
projeto, das transformações e das inovações que acontecerão na escola. Na
sequência explicou sobre a organização
curricular e a Resolução que instituiu o referido projeto. Segundo ela o
projeto foi instituído pela Resolução SEE/Mg Nº 2.030 e entre as mudanças
previstas na resolução está a criação das áreas
de empregabilidade. Elas serão parte do currículo e serão ofertados em
três áreas de empregabilidade. Elas serão parte do currículo e serão ofertados
em três áreas: 1- Comunicação Aplicada; 2- Tecnologia da Informação; 3 –
Turismo. Acrescentou ainda que a proposta do projeto é dotar o aluno de
competências e habilidades alinhadas às necessidades e exigências do mundo do
trabalho e acadêmico. E que com as ênfases nas áreas de empregabilidade, o
aluno poderá prosseguir os seus estudos ou ingressar-se no mundo do trabalho
estando aptos às competências e habilidades necessárias ao mercado de trabalho;
pois o projeto assinala a importância do acesso ao conhecimento como condição
para o exercício da plena cidadania na sociedade contemporânea.
A Srª Diretora continuou dizendo
que de acordo com a Resolução SEE/MG Nº 2.030/2012, o projeto prevê o aumento
da carga horária do ensino médio para 3.000 horas nos turnos diurno e noturno.
No diurno, a criação do 6º horário permitirá o cumprimento da nova carga
horária nos 203dias letivos. No noturno, não há essa possibilidade, então,
serão trabalhadas as mesmas horas de conteúdos
interdisciplinares aplicados por
meio de projetos.Professores e alunos do noturno irão trabalhar os conteúdos
práticos, para complementação de carga horária complementar e de atividades
extra-escolares. A 3.000horas do ensino médioserão distribuídas anualmente
entre os conteúdos da Formação Geral – com 833 horas e 20 minutos anuais, o que
representa 1.000 módulos-aula por semana
e conteúdos da formação Específica com 166 horas e 40 minutos anuais, o que
representa 200módulos-aula por ano ou 5 módulos-aula por semana.
Dando continuidade a Srª
Diretora explicou que o Reinventando o Ensino Médiobusca garantir a
especificidade da formação, preparar o aluno para o prosseguimento dos alunos
gerar competências nas áreas de empregabilidade, não sendo, portanto,
profissionalizante. Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) serão estudados sem
prejuízo da carga horária. Após as explicações percebeu-se que o aluno entendeu
que o Reinventando o Ensino Médio não haverá
nenhuma perda das disciplinas do núcleo comum, pois as disciplinas das áreas de
empregabilidade irão incorporar novos conteúdos e somar às demais áreas de conhecimento que já compõem o
currículo. Encerrando o primeiro momento a diretora falou sobre a reopção que
será realizada no dia 22 de fevereiro. Ressaltou que a reopção dará ao aluno o
direito escolher a área de empregabilidade de seu interesse. Logo após a reopção,
as listas contendo nomes dos alunos por área de empregabilidade serão afixados
no mural da escola.
A palavra foi passada para a
vice-diretora, coordenadora do projeto Reinventando o Ensino médio, Carla
Heloísa que discorreu sobre as ações que serão desenvolvidas no projeto, as
áreas de empregabilidade ofertadas pela escola, o processo de escolha pelo
aluno a importância do projeto para o Estado de Minas Gerais. De acordo com a Coordenadora o aluno terá a próxima sexta-
feira 22/02/2012 para reoptar por uma das áreas de empregabilidade que mais se
identificar. Explicou que todo o processo de escolha da área gira em torno do
perfil do próprio aluno. Continuou dizendo que o Reinventando teve início em
2012, em 2013 a E.E. Miguel José da Cunha foi contemplada com o projeto, a idéia é universalizar o
programa até 2014, em todo estado de Minas Gerais, quando acontecerá a terceira
e última fase do projeto. Ressignificar
a escola pública através de uma nova identidade para o Ensino Médio é o
principal objetivo deste programa estadual, que visa reformular os currículos
deste nível, tornando-o mais atraente aos olhos dos estudantes. Após apresentar
os desafios e perspectivas do Ensino Médio, a Diretora Maria José da Silveira
Dias finalizou a sua apresentação com o vídeo “ Você é do tamanho dos seus
sonhos.”
A coordenadora ressaltou a
importância dos responsáveis e alunos estarem atentos à apresentação das áreas
de empregabilidade e que não saíssem do seminário com nenhuma dúvida, pois os
mesmos terão que fazer opção por uma delas. Enfatizou que a escolha pela área
de empregabilidade é um direito exclusivo do aluno e de seu responsável.
Na sequência os professores que irão ministrar as aulas
das áreas de empregabilidade se apresentaram e
explicaram com muito entusiasmo e dinamismo cada área e quais as
possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
Os professores – Zilca Mendes de
Oliveira Coelho e Evandro Antunes Alencar discorreram sobre a área de
Tecnologia da Informação. Falaram que TI é uma área de conhecimento percebida a
cada dia como crescente estratégia para quaisquer áreas de conhecimento
percebidas a cada dia como crescente estratégia para quaisquer áreas de atuação.
Integram também a estrutura curricular
da área itens com forte dose de
atratividade como jogos digitais, projetos de inclusão digital e
projetos decorrentes do uso mais imediato da TI. Falaram também sobre os campos
de atuação, possibilidades de emprego, média salarial, dentre outras.
Finalizaram com a apresentação do vídeo “ Um dia de vidro”http://www.youtube.com/watch?v=LbkhEQZ5PNo(, produzido pela Microsoft mostrando previsões
para um futuro que talvez não esteja tão distante, mostrando como as
tecnologias irão ajudar as pessoas a fazerem melhor uso do seu do seu tempo, concentrar sua atenção, e
fortalecer as relações, enquanto fazem as coisas no trabalho, em casa e em
movimento.
Marilene Mendes Santos Oliveira
, Jaqueline de Oliveira Santos e Maurisvânia Marques Martins discorreram sobre
a área de Turismo. Falaram que da mesma forma que as demais áreas, a formação
em Turismo visa proporcionar conhecimentos que permitem um amplo âmbito de
atuação, que compreende aspectos de natureza histórica, cultural e
paisagística. Compreendendo temas mais abrangentes como a relação entre turismo
e sustentabilidade, são também visados tópicos como montagem de projetos
turísticos, turismo de eventos e diagnóstico de infraestrutura turística.
Quédima Fagundes França e Maria
da Conceição Dantas Silva discorreram sobre a área de Comunicação Aplicada.
Disseram que a Comunicação Aplicada se estende desde o exame das relações mais
gerais entre comunicação e sociedade até a formação tópicos como produção para Web, criação
visual de eventos, entre outros. Esclareceu que a Comunicação Aplicada é o
conjunto de muitas áreas do conhecimento que se
preocupam com a transmissão das idéias, além de ajudar o aluno a
inserir-se no mercado de trabalho de forma autônoma com diversas possibilidades
imediatas, tais como: elaboração de currículo, propagandas, panfletos, etc.
Após o término do Seminário de Percurso Curricular alguns pais e alunos permaneceram no local para
tirar dúvidas com a diretora, coordenadora e professores.
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