quarta-feira, 3 de abril de 2013



RELATÓRIO DO SEMINÁRIO DE PERCURSO CURRICULAR
PROJETO: REIVENTANDO DO ENSINO MÉDIO
               O presente relatório consta das atividades desenvolvidas no Seminário de Percurso Curricular realizadas pela E. E. Miguel José da Cunha de ensino fundamental e Médio. Aos 18 dias do mês de fevereiro de dois mil e treze, realizou-se às 13 horas, no Centro  Cultural Anísio Santos o I Seminário do projeto piloto: Reinventando o Ensino de Médio com o objetivo de apresentar a proposta aos alunos e aos seus responsáveis legais, assim o aluno poderá escolher a área que está mais próxima de seus anseios e habilidades; visto que a escolha pela área de empregabilidade é um direito exclusivo do aluno e de seu responsável, cabendo à escola apenas orientá-los para uma escolha mais pertinente e adequada à realidade da sua comunidade.
               18 de fevereiro foi a apresentação oficial para toda a comunidade escolar do Projeto Reiventando o Ensino Médio. O Seminário iniciou com acolhimento de todos os presentes ressaltando o valor da educação para a transformação de uma sociedade pela mestre cerimonial -Rosana Márcia Coelho, em seguida ouviram a execução do Hino nacional e a oração do Pai Nosso. 
               A Diretora Maria José da Silveira Dias iniciou com a música “Um bom professor, um bom começo” apresentou o histórico da implantação Projeto Reinventando, relatando que o projeto piloto iniciou em 2012 em 11(onze) escolas estaduais de ensino médio em Belo Horizonte. O projeto é uma implementação das políticas públicas do Governo de Minas Gerias através da Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de ressignificar  a escola pública. Em 2013, a SEE/MG promoveu a expansão do  Projeto Reinventando  em mais 122(cento e vinte e duas) escolas. Assim a Escola Miguel  foi contemplada para iniciar esse novo desafio da educação. Ela falou da importância do projeto para o ensino médio e para os cidadãos mineiros, falou também dos princípios e dos objetivos  do projeto, das transformações e das inovações que acontecerão na escola. Na sequência explicou sobre a  organização curricular e a Resolução que instituiu o referido projeto. Segundo ela o projeto foi instituído pela Resolução SEE/Mg Nº 2.030 e entre as mudanças previstas na resolução está a criação das áreas  de empregabilidade. Elas serão parte do currículo e serão ofertados em três áreas de empregabilidade. Elas serão parte do currículo e serão ofertados em três áreas: 1- Comunicação Aplicada; 2- Tecnologia da Informação; 3 – Turismo. Acrescentou ainda que a proposta do projeto é dotar o aluno de competências e habilidades alinhadas às necessidades e exigências do mundo do trabalho e acadêmico. E que com as ênfases nas áreas de empregabilidade, o aluno poderá prosseguir os seus estudos ou ingressar-se no mundo do trabalho estando aptos às competências e habilidades necessárias ao mercado de trabalho; pois o projeto assinala a importância do acesso ao conhecimento como condição para o exercício da plena cidadania na sociedade contemporânea.  
               A Srª Diretora continuou dizendo que de acordo com a Resolução SEE/MG Nº 2.030/2012, o projeto prevê o aumento da carga horária do ensino médio para 3.000 horas nos turnos diurno e noturno. No diurno, a criação do 6º horário permitirá o cumprimento da nova carga horária nos 203dias letivos. No noturno, não há essa possibilidade, então, serão trabalhadas as mesmas horas de conteúdos  interdisciplinares  aplicados por meio de projetos.Professores e alunos do noturno irão trabalhar os conteúdos práticos, para complementação de carga horária complementar e de atividades extra-escolares. A 3.000horas do ensino médioserão distribuídas anualmente entre os conteúdos da Formação Geral – com 833 horas e 20 minutos anuais, o que representa 1.000 módulos-aula  por semana e conteúdos da formação Específica com 166 horas e 40 minutos anuais, o que representa 200módulos-aula por ano ou 5 módulos-aula por semana.
                Dando continuidade a Srª Diretora explicou que o Reinventando o Ensino Médiobusca garantir a especificidade da formação, preparar o aluno para o prosseguimento dos alunos gerar competências nas áreas de empregabilidade, não sendo, portanto, profissionalizante. Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) serão estudados sem prejuízo da carga horária. Após as explicações percebeu-se que o aluno entendeu que o Reinventando o Ensino Médio não  haverá nenhuma perda das disciplinas do núcleo comum, pois as disciplinas das áreas de empregabilidade irão incorporar novos conteúdos e somar às demais  áreas de conhecimento que já compõem o currículo. Encerrando o primeiro momento a diretora falou sobre a reopção que será realizada no dia 22 de fevereiro. Ressaltou que a reopção dará ao aluno o direito escolher a área de empregabilidade de seu interesse. Logo após a reopção, as listas contendo nomes dos alunos por área de empregabilidade serão afixados no mural da escola.
               A palavra foi passada para a vice-diretora, coordenadora do projeto Reinventando o Ensino médio, Carla Heloísa que discorreu sobre as ações que serão desenvolvidas no projeto, as áreas de empregabilidade ofertadas pela escola, o processo de escolha pelo aluno a importância do projeto para o Estado de Minas Gerais. De acordo com  a Coordenadora o aluno terá a próxima sexta- feira 22/02/2012 para reoptar por uma das áreas de empregabilidade que mais se identificar. Explicou que todo o processo de escolha da área gira em torno do perfil do próprio aluno. Continuou dizendo que o Reinventando teve início em 2012, em 2013 a E.E. Miguel José da Cunha foi contemplada  com o projeto, a idéia é universalizar o programa até 2014, em todo estado de Minas Gerais, quando acontecerá a terceira e última fase do projeto.  Ressignificar a escola pública através de uma nova identidade para o Ensino Médio é o principal objetivo deste programa estadual, que visa reformular os currículos deste nível, tornando-o mais atraente aos olhos dos estudantes. Após apresentar os desafios e perspectivas do Ensino Médio, a Diretora Maria José da Silveira Dias finalizou a sua apresentação com o vídeo “ Você é do tamanho dos seus sonhos.”
               A coordenadora ressaltou a importância dos responsáveis e alunos estarem atentos à apresentação das áreas de empregabilidade e que não saíssem do seminário com nenhuma dúvida, pois os mesmos terão que fazer opção por uma delas. Enfatizou que a escolha pela área de empregabilidade é um direito exclusivo do aluno e de seu responsável.
               Na sequência  os professores que irão ministrar as aulas das áreas de empregabilidade se apresentaram e  explicaram com muito entusiasmo e dinamismo cada área e quais as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
               Os professores – Zilca Mendes de Oliveira Coelho e Evandro Antunes Alencar discorreram sobre a área de Tecnologia da Informação. Falaram que TI é uma área de conhecimento percebida a cada dia como crescente estratégia para quaisquer áreas de conhecimento percebidas a cada dia como crescente estratégia para quaisquer áreas de atuação. Integram também a estrutura  curricular da área itens com forte dose de  atratividade como jogos digitais, projetos de inclusão digital e projetos decorrentes do uso mais imediato da TI. Falaram também sobre os campos de atuação, possibilidades de emprego, média salarial, dentre outras. Finalizaram com a apresentação do vídeo “ Um dia de vidro”http://www.youtube.com/watch?v=LbkhEQZ5PNo(,  produzido pela Microsoft mostrando previsões para um futuro que talvez não esteja tão distante, mostrando como as tecnologias irão ajudar as pessoas a fazerem melhor uso do seu  do seu tempo, concentrar sua atenção, e fortalecer as relações, enquanto fazem as coisas no trabalho, em casa e em movimento.
               Marilene Mendes Santos Oliveira , Jaqueline de Oliveira Santos e Maurisvânia Marques Martins discorreram sobre a área de Turismo. Falaram que da mesma forma que as demais áreas, a formação em Turismo visa proporcionar conhecimentos que permitem um amplo âmbito de atuação, que compreende aspectos de natureza histórica, cultural e paisagística. Compreendendo temas mais abrangentes como a relação entre turismo e sustentabilidade, são também visados tópicos como montagem de projetos turísticos, turismo de eventos e diagnóstico de infraestrutura turística.
               Quédima Fagundes França e Maria da Conceição Dantas Silva discorreram sobre a área de Comunicação Aplicada. Disseram que a Comunicação Aplicada se estende desde o exame das relações mais gerais entre comunicação e sociedade até a formação  tópicos como produção para Web, criação visual de eventos, entre outros. Esclareceu que a Comunicação Aplicada é o conjunto de muitas áreas do conhecimento que se  preocupam com a transmissão das idéias, além de ajudar o aluno a inserir-se no mercado de trabalho de forma autônoma com diversas possibilidades imediatas, tais como: elaboração de currículo, propagandas, panfletos, etc.
           Após o término do Seminário de Percurso Curricular alguns  pais e alunos permaneceram no local para tirar dúvidas com a diretora,  coordenadora e professores.

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