quarta-feira, 3 de abril de 2013

Histórico


            A Escola Estadual Miguel José da Cunha de Ensino Fundamental e Médio – Tipologia RO25C4, está situada à Rua Zanotte Bezerra N°186, Porteirinha- MG, criada pelo decreto N.º 25.555 de 13.02.86, publicado no Minas Gerais de 21.02.86, autorizada a funcionar pela portaria n.º 283/86 e parecer N.º 448 de 31.02.86 em prédio emprestado pela Prefeitura Municipal a fim de atender crianças de 06 a 14 anos.
            No ato de sua criação recebeu o nome E.E. da Vila Serranópolis, devido a previsão de construção de um prédio em uma Vila do mesmo nome (Vila Serranópolis) a Leste da cidade, na saída para o distrito de Serranópolis.
            A mudança de nome para E.E. Miguel José da Cunha aconteceu em 10/01/92, Lei N.º10611 em homenagem ao senhor Miguel José da Cunha, por ter vivido toda sua vida nesta cidade, e ser considerado um homem de boa conduta.
            No início do funcionamento a escola contava com 09 turmas de CBA a 4ª série, no ano seguinte em 1987 para atender a demanda, foi criado o Ensino de 2º grau conforme Decreto n.º 26.661 de 12 de março de 1987 e este mesmo ano funcionou com 12 turmas de Pré-Escolar, CBA a 4ª série e 02 turmas do 2° Grau (científico). No ano de 1994 a escola passou a funcionar na Vila Seranópolis, em novo prédio emprestado pela prefeitura (CAIC) Gentil Martins Ribeiro, prédio que proporcionou condições favoráveis de atendimento à clientela numerosa do Ensino Fundamental e Médio, não só da vila Serranópolis, mas também dos bairros adjacentes. Nesta trajetória educativa a Escola Miguel José da Cunha vem oferecendo o ensino de qualidade aos nossos educandos, tendo como horizonte essencial aprimorar a pessoa humana, desenvolvendo sua autonomia intelectual, seu pensamento reflexivo e os princípios éticos da vida.
Durante este primeiro período passaram por esta Instituição de Ensino vários diretores: A primeira diretora da escola foi Azely Martins Cunha, em seguida Edneida Mendes Batista, Maria Aparecida M. Batista, Cleusa Fagundes França da Cunha, Ana Maria Pavlova Morais Santos e Maria de Fátima Ribeiro Martins por dois mandatos, Solange Meris Mendes de Oliveira por dois mandatos e Maria José da Silveira Dias eleita pela comunidade escolar em 2003, empossada em 2004, e reeleita em 2007 e 2011, sendo a atual diretora do estabelecimento, contando com o auxílio de três vice-diretores, Maria de Fátima Ribeiro Martins, Maria Stela Martins Gomes e Evandro Antunes Alencar.
         Escola Estadual Miguel José da Cunha, é uma das 122 escolas da rede estadual, a receber o projeto Reinventando o Ensino Médio no ano de 2013, implantado pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Educação, a iniciativa tem o objetivo de reformular o currículo escolar convencional com a inclusão de novas áreas ao Currículo Básico Comum (CBC). A escola foi comtemplada com três áreas de empregabilidade: Comunicação Aplicada, Tecnologia da Informação, e turismo. A função de coordenador do projeto Reinventando o Ensino Médio é exercida por Zilca Mendes de Oliveira Coelho. Além do Reinventando o Ensino Médio, é desenvolvido na escola o PRONATEC, com  dois cursos: Técnico em Informática e Técnico em Contabilidade, Além do curso curso normal em nível médio na modalidade educação infantil


Nenhum comentário:

Postar um comentário